SISTEMA DE VOTAÇÃO ELETRÔNICA PARA AS CÂMARAS DE VEREADORES – SIVECAM

SISTEMA DE VOTAÇÃO ELETRÔNICA PARA AS CÂMARAS DE VEREADORES – SIVECAM

CARACTERÍSTICAS/ ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO SISTEMA:

SIVECAM transforma a rotina da Câmara de Vereadores em uma tarefa simples, rápida, eficaz e gera, em tempo real, os resultados das votações, otimizando os expedientes, com transparência total do pleito.

Automatização Total da Sessão para os Vereadores:
•    Por meio de computador, os vereadores visualizam todos os expedientes, com suas justificativas e pareceres, a ordem do dia, fazem pedidos de uso da palavra, vistas aos processos e inscrições para o sorteio digital da ordem de fala;
•    O Sistema permite o cadastro de todos os projetos, emendas, requerimentos, moções e pareceres, inclusive novos projetos a qualquer momento, possibilitando a impressão ou exportação dos expedientes via internet, por e-mail ou FTP.

Emissão de relatórios:
O Sistema emite a ordem do dia, projetos, pareceres e emendas, resultado da votação dos expedientes, presença dos vereadores e a ata de encerramento das sessões. Todos os relatórios contém o layout da Câmara.

Controle do uso da palavra:

•    O Sistema controla o tempo  de uso da palavra, via cronômetro, disponibilizado no Painel de Votação, com o acompanhamento do presidente ou do responsável pela sessão.
•    Disponibiliza, também, o sorteio digital do uso da palavra para vereadores e líderes de bancadas, e as inscrições, via painel do vereador, para uso nos expedientes.
•    O Presidente ou a Secretária possuem acompanhamento e controle total da sessão, uso da palavra, ordem de votação, início e finalização dos processos.

•    Cadastro de pareceres jurídicos e de comissões, determinação de votos necessários para aprovação seguindo o Regimento Interno  de cada Câmara.

Painel de Votação Multimídia: 
Com recursos de banco de dados, substituindo vereadores por suplentes em  poucos segundos. Painel definido também para votação secreta ou aberta.

 

Painel de sorteio eletrônico da palavra: 
Com a ordem de uso da palavra para vereadores e bancadas.

 

Sistema de Controle das Portarias e Gabinetes:
O Sistema possui controle de usuários e seus acessos, cadastro de munícipes, solicitações de melhorias públicas ou privadas, controle de atendimentos realizados e pendentes, envio de mala-direta contendo arquivo(s) eletrônico(s) e enviar e-mail.

Histórico Político:
Armazenamento e gerenciamento das informações dos mandatos.

Relacionamento:
Informações de todos os eventos de seu gabinete, controle de visitas, atendimentos e providências. Mantém em arquivo todo o histórico, podendo ser pesquisado por tipo de atendimento e aviso de datas importantes (aniversários e eventos).

Relatórios:
Gerenciais: Atendimentos por setor, visitantes por motivo de atendimento, listagem de visitantes, visitantes por setor e aniversariantes.
Setores: Listagem geral, atendimentos por motivo e aniversariantes.

Confiança e transparência:
As informações armazenadas no Banco de Dados do Sistema podem gerar arquivos e ser compartilhados em sites e informativos e também enviados à imprensa.

Agenda Eletrônica:
Disponibiliza e guarda informações completas dos agendamentos e atendimentos do dia-a-dia.

Etiquetas:
Nos locais de acesso (portarias e recepções) são geradas etiquetas adesivas para visitantes e servidores do Legislativo, inclusive para serem coladas nas correspondências.

Sistema de Tramitação – SISTRAM:
Tem como objetivos facilitar e agilizar o dia-a-dia das Câmaras Municipais nas suas diversas atividades, desde a simples identificação de pessoas e comissões até o cadastro de  documentos, controle de protocolos, controle dos Gabinetes dos Vereadores e registro de ocorrências. Tudo isso de uma forma muito prática e fácil.
A pesquisa e a identificação de documentos internos é uma tarefa bastante demorada, caso tenha que ser realizada manualmente. Via Sistema, leva apenas alguns segundos, quando realizada no SISTRAM.
Mesmo as Câmaras que já possuam seus documentos em arquivos digitais, podem usufruir de uma melhor organização dos mesmos, uma vez que eles estarão cadastrados no Sistema e poderão ser encontrados e visualizados, com apenas um clique no mouse, sem a necessidade de percorrer pastas e mais pastas no computador para encontrá-las e, sem o risco de esquecer onde um determinado arquivo foi gravado.
Também é oferecido através do SISTRAM um controle completo e seguro de toda a tramitação de protocolos. É possível informar os tipos de documentos, quem são os seus autores e toda a tramitação destes, organizada por data.
Juntamente com este controle de protocolos, é possível controlar Projetos de Lei, incluindo documentos relacionados aos mesmos (ofícios, certidões, registros, etc.), registrando os Pareceres das Comissões, a votação do Projeto de Lei e, inclusive, podendo informar, posteriormente, caso o Projeto seja aprovado, o número da Lei que foi gerada a partir do mesmo. Tais informações podem ser impressas diretamente pelo sistema.
E possível manter um completo controle das Sessões realizadas na Câmara, com importação de dados via Sistema SISTRAM.
Todas estas informações poderão estar disponíveis também no site da Câmara, uma vez que o SISTRAM possui recursos para a exportação de informações. Tudo o que estiver cadastrado no Sistema e a Câmara quiser disponibilizar para consulta popular, pode ser enviado ao site, sem a necessidade de ter que reinserir estas informações de forma manual. As informações podem ser exportadas para um site que a Câmara já possua.

Portal da Câmara Municipal:
Sites desenvolvidos com as melhores técnicas de design.
Projetado para ser o principal meio de comunicação entre o Poder Legislativo Municipal e o cidadão, permite a publicação de informações relativas às atividades da Câmara e dos Vereadores.

Conteúdos do Site da Câmara Municipal:
Notícias – Notícias relacionadas às atividades da Câmara Municipal e seus Vereadores;
TV Câmara – Transmissões ao vivo e por demanda (vídeos gravados) das sessões plenárias, audiências públicas e demais eventos realizados pela Câmara Municipal;
Ordem do dia / Projetos – Disponibilidade da ordem do dia e projetos na íntegra;
Vereadores – Histórico e informações importantes dos vereadores;
Mesa Diretora – Informações da mesa diretora atual com descrição das funções de cada cargo;
Comissões – Informações sobre as Comissões compostas da Câmara;
Legislação – O cidadão terá acesso as Leis Municipais, Lei Orgânica, Regimento Interno da Câmara, Resoluções, Decretos e várias outras normas jurídicas que a Câmara Municipal deseja publicar;
Atendimento ao Cidadão – Canal de comunicação entre a Câmara Municipal e o cidadão.
Galerias de Fotos – A Câmara Municipal poderá publicar em seu site, fotos do município, de atividades dos vereadores e de eventos realizados na Câmara.

Portal da Transparência:
Publicação de relatórios referentes às contas da Câmara Municipal, demonstrando transparência na gestão do dinheiro público, atendendo as exigências previstas nas Leis 9.755/98, 101/2000(LRF) e 131/2009, que tratam da publicidade das contas públicas na internet, contendo:
1.    DESPESAS
EMPENHOS EMITIDOS
EMPENHOS LIQUIDADOS
EMPENHOS ANULADOS
DESPESAS COM PUBLICIDADES

2.    RECEITAS

3.    RELATÓRIO LRF
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
GESTÃO FISCAL

4.    DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
VARIAÇÕES PATRIMONIAIS
DESPESAS AUTORIZADAS COM AS REALIZADAS
BALANÇOS PATRIMONIAIS
BALANÇOS FINANCEIROS

5.    RELATÓRIO DE COMPRAS

6.    RELATÓRIO DE SERVIÇOS

7.    DEMONSTRATIVO DE DESPESAS DE VIAGEM
REGIME DE ADIANTAMENTO
DIÁRIO DE VIAGENS
8.    DESPESAS DE VEICULOS OFICIAIS

9.    NOMEAÇÕES DE SERVIDORES EM CARGOS DE COMISSÃO

10.    REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES, APOSENTADOS, PENSIONISTAS E VEREADORES

11.     INDICAÇÃO A LAI

12.     SIC – Serviço de Informações ao Cidadão

13.    PUBLICAÇÃO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS E PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

14.     FERRAMENTA DE PESQUISA

15.    LICITAÇÕES.

Sistema Gerencial de Custos para Câmaras Municipais – SICAM:

•    Permite o gerenciamento total dos custos por setor, serviço, processos e atividades da Câmara Municipal.
•    Análise da origem e dos fatores geradores de custos, fornecendo subsí¬dios para a redução destes.
•    Emite relatórios sobre o desempenho da Câmara Municipal, por setor e serviço (projeto/atividade), agilizando os processos, auxiliando no aumento da produtividade e no controle de consumo, com mais eficiência e melhor aproveitamento dos recursos.
•    Gestão Estratégica de Custos:
•    Custos totais e unitários de cada processo e atividade;
•    Custos detalhados por produto;
•    Demonstrativos de resultados sintéticos e analíticos e dos indicadores operacionais;
•    Possibilita a importação dos dados contábeis através dos relatórios emitidos ao TCE, de maneira ágil e eficiente.