SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EM SAÚDE


•    DESCRIÇÃO  DO SISTEMA:
É uma Solução Informatizada e Integrada, que auxilia, organiza e aperfeiçoa os processos operacionais e administrativos da Gestão Hospitalar. Possui integração com os sistemas BPAMAG (BPA-C e BPA-I), APAC, SISAIH01, CIHA, BRASÍNDICE e TISS. Todos os formulários utilizados pelo estabelecimento serão disponibilizados pelo sistema, e os seus registros, feitos eletronicamente ou manuscritos.

•    CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA:
- Módulos Integrados;
- Pesquisa dinâmica;
- Restrição de acesso e controle efetivo das atividades realizadas pelos seus usuários;
- Interatividade entre usuários/sistema;
- Padronização de telas, menus e relatórios;
- Segurança das informações;
- Banco de dados relacional;
- Sistema parametrizado e de fácil configuração;
- Backup do banco de dados, de forma automática, com horários programados;
- Portal de conteúdo dinâmico (WEB);
- Atualização de versões pela Internet.
- Relatórios impressos no padrão texto (matricial) e gráfico (jato de tinta ou laser) e/ou salvos em arquivo nos formatos Texto (TXT), Documento (PDF) ou Página da Internet (HTML);
- Integrado aos sistemas do DATASUS/MS (BPAMAG, SISAIH01, APAC, CIHA), Brasíndice e TISS.

•    MÓDULOS DO SISTEMA E SUAS FUNCIONALIDADES:

Pronto Atendimento (Emergência) – Atender, controlar e registrar os atendimentos da Emergência; solicitar exames, prescrever condutas médicas e terapêuticas aos pacientes em atendimento; emitir Boletim de Emergência dos atendimentos.

Atendimento Ambulatorial (Eletivo) – Agendar, atender, controlar e registrar os atendimentos eletivos;solicitar exames, prescrever condutas médicas e terapêuticas aos pacientes; emitir Boletim de Atendimento Ambulatorial dos atendimentos; controlar a agenda dos profissionais médicos, outros de nível superior não médicos e dos SADT ofertados pelo estabelecimento.

Acolhimento – Atender, avaliar e classificar o atendimento por tipo de Risco; registrar sinais vitais, peso, altura, sintomas apresentados e histórico evolutivo da doença; orientar e encaminhar o paciente. Este atendimento poderá ser realizado pela Enfermeira, Assistente Social, Psicóloga ou qualquer outro profissional de nível superior não médico disponibilizado ao Acolhimento.

Internação - Gerenciar os leitos existentes; efetivar os internamentos, as transferências e as altas dos pacientes; reduzir homônimos no ato do internamento; elaborar as Prescrições Médicas eletronicamente; solicitar exames para os pacientes internados; emitir documentos do internamento (Ficha de Internação, Termo de Responsabilidade, Resumo de Alta, Solicitação de Autorização de AIH, Solicitação de Procedimentos Especiais).

SAME/ARQUIVO – Dispor de informações cadastrais dos pacientes, de atendimentos prestados, índices nosológicos e indicadores de desempenho institucional; controlar o arquivamento de prontuários, a localização e a movimentação dos documentos; emitir documentos (atestados, declarações, etiquetas, etc); organizar os prontuários (unificação de registros, exclusão, alteração de números, etc).

Controle de Estoques (Almoxarifado/Farmácia) – Registrar as entradas e saídas dos produtos (medicamentos, materiais e insumos); acompanhar e dispor informações dos estoques mínimo, máximo, ponto de ressuprimento, lote e validade dos produtos utilizados pelo estabelecimento; controlar os estoques satélites, a dispensação dos produtos, o inventário dos estoques e a apropriação de custos por centro consumidor; dispor informações financeiras de consumo e do imobilizado; demonstrar itens da Curva ABC; controlar fornecedores da instituição; atualizar mensalmente os preços dos medicamentos e materiais médico hospitalares do estabelecimento, se este possuir a assinatura eletrônica do Brasíndice; estabelecer unidades mínimas de dispensação e consumo dos produtos contidos nos estoques.

Compras – Gerenciar, controlar e efetivar os processos de compras do estabelecimento; cotar os preços dos produtos junto aos fornecedores; emitir o Mapa de Preços das cotações e definir o fornecedor vencedor para cada produto; elaborar o Pedido de Compras; emitir a Ordem de Compra e controlar os pagamentos aos fornecedores.

Centro Cirúrgico/Obstétrico – Controlar a disponibilidade de salas cirúrgicas, o agendamento, a realização, a transferência ou a suspensão das cirurgias; provisionar os medicamentos e materiais para a realização das cirurgias; registrar os gastos por cirurgia realizada; controlar o estoque e o consumo de medicamentos e materiais do Centro Cirúrgico/Obstétrico; emitir a Nota de Sala Cirúrgica contendo, inclusive, o discriminativo dos produtos utilizados no(s) procedimento(s); dispor informações mensais sobre o uso de medicamentos controlados (anestésicos).

Posto de Enfermagem – Requisitar materiais e medicamentos diretamente à Farmácia/Almoxarifado; elaborar a Prescrição Médica e a Evolução de Enfermagem diária, eletronicamente; requisitar SADT ao paciente; fazer a transferência e/ou a alta dos pacientes assistidos pelo Posto de Enfermagem.

SADT - Cadastrar procedimentos, siglas de exames e orientações de preparo; controlar as requisições de exames (solicitação, cancelamento, impressão); controlar as coletas de materiais e emitir etiquetas de identificação; emitir resultados dos exames;  controlar as bancadas de análise; controlar atendimentos por Convênio.

Patrimônio – Controlar o inventário físico e financeiro dos bens patrimoniais do estabelecimento por centros de custo, a localização física e o deslocamento destes para outros setores; efetuar o cálculo da depreciação econômica e contábil dos bens por período definido; controlar Seguradoras e Apólices de Seguros; controlar os bens através de identificação patrimonial.

Financeiro – Que possibilita controlar as receitas e despesas da instituição; mensuração de balanços e balancetes patrimoniais; estabelecer fluxos de receitas e despesas por período; conciliar as contas bancárias; configurar e imprimir Notas Fiscais; cadastrar o plano de contas.

Recursos Humanos – Automatizar o controle de freqüências, faltas, afastamentos, férias, desligamentos e escalas de trabalho dos servidores da instituição; gerar informações para o processamento da Folha de Pagamento mensal; armazenar informações de cargos, salários, contribuições sindicais, férias, INSS e FGTS; controlar e gerenciar o banco de horas trabalhadas dos servidores, inclusive as horas extras, com possibilidade de compensação.

Faturamento SUS – Faturar diretamente na tela e processar os atendimentos ambulatoriais e hospitalares prestados ao SUS, gerando as informações no formato dos sistemas oficiais do DATASUS/MS; consistir as informações processadas para eliminar as inconsistências dos movimentos apresentados ao SUS; controlar processamentos distintos em uma mesma competência; calcular os movimentos trabalhados conforme Tabela Unificada do SUS; atualizar a Tabela Unificada do SUS; controlar revisões dos Prontuários Médicos dos pacientes eletronicamente; controlar os documentos de cobrança quanto à situação financeira (apresentado, pago, rejeitado, cancelado).

Faturamento Convênios/Particulares - Faturar diretamente na tela e processar os atendimentos ambulatoriais e hospitalares prestados aos Convênios e de Particulares, gerando as informações no formato TISS; consistir as informações processadas, eliminando as inconsistências dos movimentos apresentados aos Convênios; emitir as Contas dos pacientes atendidos; controlar processamentos distintos em uma mesma competência; calcular os movimentos trabalhados conforme Tabelas de Referência de cada Convênio ou de Particular; atualizar as Tabelas de Referência dos distintos Convênios; criar regras de faturamento para cada Convênio; atualizar mensalmente o valor dos medicamentos e materiais pelo Brasíndice; controlar revisões dos Prontuários Médicos dos pacientes; gerar demonstrativo de indicadores de produção dos médicos, serviços terceirizados e da instituição.

Banco de Órgãos e de Tecidos – Controlar e dispor de todas as informações do cadastro de doadores da instituição, com o objetivo de apoiar o Sistema Nacional de Transplantes.

Portal de Conteúdo – Dispor, em tempo real, de um portal de conteúdo dinâmico (WEB) que possibilita a visualização de informações de desempenho da instituição e a configuração dos painéis de informações a serem mostradas.